O ESTUDO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: O ENSINO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÃTICA - UEPS / THE STUDY OF THE ELECTROMECHANICAL SPECTRUM: TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE – PMTU
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p26-37Palavras-chave:
Aprendizagem significativa crítica, UEPS, Ensino de Física.Resumo
O presente trabalho relata o planejamento, a organização e a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no ensino de Física, especificamente o estudo das radiações, através do tema gerador - espectro eletromagnético. O objetivo foi verificar de maneira qualitativa a eficácia da proposição/aplicação de uma sequência didática e se esta viabiliza de maneira adequada uma aprendizagem significativa. O texto aborda os conceitos de aprendizagem significativa crítica e UEPS. Um ensaio epistemológico é realizado e o relato da sequência dos passos adotados, a fim de contextualizar o cenário proposto e salientar o ensino de Física. Por fim, é apresentada uma análise das atividades realizadas baseada na realidade do efetivo aprendizado das Ciências no que tange a disciplina de Física, como ferramenta auxiliadora num contexto pós-moderno da educação brasileira.Downloads
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Publicado
2019-11-04
Como Citar
Hammel, C., Miyahara, R. Y., & dos Santos, S. A. (2019). O ESTUDO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: O ENSINO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÃTICA - UEPS / THE STUDY OF THE ELECTROMECHANICAL SPECTRUM: TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE – PMTU. Revista Dynamis, 25(3), 26–37. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p26-37
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Artigos
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