O ESTUDO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: O ENSINO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - UEPS / THE STUDY OF THE ELECTROMECHANICAL SPECTRUM: TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE – PMTU

Autores/as

  • Cristiane Hammel UNICENTRO
  • Ricardo Yoshimitsu Miyahara UNICENTRO
  • Sandro Aparecido dos Santos UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p26-37

Palabras clave:

Aprendizagem significativa crítica, UEPS, Ensino de Física.

Resumen

O presente trabalho relata o planejamento, a organização e a aplicação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) no ensino de Física, especificamente o estudo das radiações, através do tema gerador - espectro eletromagnético. O objetivo foi verificar de maneira qualitativa a eficácia da proposição/aplicação de uma sequência didática e se esta viabiliza de maneira adequada uma aprendizagem significativa. O texto aborda os conceitos de aprendizagem significativa crítica e UEPS. Um ensaio epistemológico é realizado e o relato da sequência dos passos adotados, a fim de contextualizar o cenário proposto e salientar o ensino de Física. Por fim, é apresentada uma análise das atividades realizadas baseada na realidade do efetivo aprendizado das Ciências no que tange a disciplina de Física, como ferramenta auxiliadora num contexto pós-moderno da educação brasileira.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cristiane Hammel, UNICENTRO

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (2018) - UNICENTRO. Possui graduação em FÍSICA (LICENCIATURA) pelo Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná - UNICS (2004); Segunda graduação em MATEMÁTICA - FAFIBE (2017); Especialização em Administração, Supervisão e Orientação Educacional - Faculdade Iguaçu (2006); Especialização em Educação Especial: Atendimento às Necessidades Especiais - UNIVALE (2009); Especialização em Educação do Campo - UNIVALE (2012). Professora desde 2003.

Ricardo Yoshimitsu Miyahara, UNICENTRO

Possui graduação em Física pela Universidade Federal de São Carlos (2000) e doutorado direto em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade de São Paulo (2006), com período de doutorado no National Research Council of Canada (2003).

Sandro Aparecido dos Santos, UNICENTRO

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Fundação Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Guarapuava-PR (1988), especialização em Ensino de Física pela Universidade Estadual de Maringá-PR (1992), mestrado em Estatística pela Universidade Estadual de Londrina-PR(1995) e doutorado em Ensino de Ciências pela Universidade de Burgos-Espanha (2008). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, metodologias alternativas, instrumentação para o ensino.

Publicado

2019-11-04

Cómo citar

Hammel, C., Miyahara, R. Y., & dos Santos, S. A. (2019). O ESTUDO DO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO: O ENSINO ATRAVÉS DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA - UEPS / THE STUDY OF THE ELECTROMECHANICAL SPECTRUM: TEACHING THROUGH A TEACHING SEQUENCE – PMTU. Revista Dynamis, 25(3), 26–37. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n3p26-37