PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA UM CANAL DO YOUTUBE ORGANIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR / PRODUCTION OF VIDEOS AS DIGITAL OBJECTS OF TEACHING AND LEARNING POTENTIALLY SIGNIFICANT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p170-191

Palavras-chave:

Ensino e Aprendizagem, Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs), Vídeos, YouTube, Tecnologias Digitais.

Resumo

Este trabalho é parte de uma pesquisa para fins de doutoramento que iniciou em meados de 2016, tendo como meta a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). No presente artigo busca-se analisar e compreender pela análise textual discursiva os impactos a respeito do processo de produção desses objetos para um canal do YouTube e suas contribuições para o Ensino e a Aprendizagem a partir das percepções dos estudantes de graduação. Trata-se de um estudo de caso, que envolveu 32 estudantes que integram os cursos de diversas Engenharias de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária do sul do Brasil, vinculados à disciplina de Cálculo III. Resultados preliminares permitem auferir, até o momento, a produção de 22 ODEAPSs apontando para uma aprendizagem significativa estabelecida pela mediação pedagógica que permeia as relações entre estudantes, professor e as tecnologias digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Edo Neuenfeldt, UNIVATES-Lajeado - RS

Doutorando em Ensino - UNIVATES/RS

(Licenciatura Plena em Matemática - UFSM; Bacharelado em Desenho e Plástica - UFSM; Especializaão em TICs - UFSM; Mestrado em Educação-UFSM)

Rogério José Schuck, UNIVATES/Lajeado - RS

Doutor em Filosofia (PUCRS). PPGECE e PPGEnsino/Univates, Lajeado-RS-Brasil.

Tânia Micheline Miorando, UFSM/Santa Maria-RS

Doutora em Educação (UFSM/RS). Professora Adjunta no Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, UFSM.

Downloads

Publicado

2020-04-05

Como Citar

Neuenfeldt, A. E., Schuck, R. J., & Miorando, T. M. (2020). PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA UM CANAL DO YOUTUBE ORGANIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR / PRODUCTION OF VIDEOS AS DIGITAL OBJECTS OF TEACHING AND LEARNING POTENTIALLY SIGNIFICANT. Revista Dynamis, 26(1), 170–191. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p170-191