PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA UM CANAL DO YOUTUBE ORGANIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR / PRODUCTION OF VIDEOS AS DIGITAL OBJECTS OF TEACHING AND LEARNING POTENTIALLY SIGNIFICANT
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p170-191Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem, Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs), Vídeos, YouTube, Tecnologias Digitais.Resumen
Este trabalho é parte de uma pesquisa para fins de doutoramento que iniciou em meados de 2016, tendo como meta a produção de vídeos como Objetos Digitais de Ensino e de Aprendizagem Potencialmente Significativos (ODEAPSs). No presente artigo busca-se analisar e compreender pela análise textual discursiva os impactos a respeito do processo de produção desses objetos para um canal do YouTube e suas contribuições para o Ensino e a Aprendizagem a partir das percepções dos estudantes de graduação. Trata-se de um estudo de caso, que envolveu 32 estudantes que integram os cursos de diversas Engenharias de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária do sul do Brasil, vinculados à disciplina de Cálculo III. Resultados preliminares permitem auferir, até o momento, a produção de 22 ODEAPSs apontando para uma aprendizagem significativa estabelecida pela mediação pedagógica que permeia as relações entre estudantes, professor e as tecnologias digitais.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2020-04-05
Cómo citar
Neuenfeldt, A. E., Schuck, R. J., & Miorando, T. M. (2020). PRODUÇÃO DE VÍDEOS COMO OBJETOS DIGITAIS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVOS PARA UM CANAL DO YOUTUBE ORGANIZADO POR ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR / PRODUCTION OF VIDEOS AS DIGITAL OBJECTS OF TEACHING AND LEARNING POTENTIALLY SIGNIFICANT. Revista Dynamis, 26(1), 170–191. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p170-191
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.