CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA / PRELIMINARY CONSIDERATIONS ON CREATIVITY AND IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101Palavras-chave:
Criatividade. Educação criativa. Criatividade e Ciências.Resumo
Neste artigo pretendemos apresentar algumas considerações sobre as pesquisas referentes aos contextos da criatividade, assumindo as suas possibilidades de aproximação com a Educação, em especial ao Ensino de Ciências e Matemática. Partimos da discussão do amplo caráter semântico apresentado pelo termo nas diversas áreas nas quais existem investigações sobre o assunto, discutindo também algumas orientações metodológicas empregadas pelos pesquisadores do fenômeno criativo. Além disso, discutimos no trabalho certas implicações entre criatividade e educação, especificamente suas relações aos contextos das escolas, bem como os seus potenciais reflexos nas práticas docentes. Finalizamos o artigo percebendo a necessidade de pesquisas mais amplas sobre a criatividade no Ensino de Ciências e Matemática, assim como sua maior significação nas instituições educacionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2020-04-05
Como Citar
Samuel, L. R. S., & Harres, J. B. S. (2020). CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA / PRELIMINARY CONSIDERATIONS ON CREATIVITY AND IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION. Revista Dynamis, 26(1), 78–101. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.