CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA / PRELIMINARY CONSIDERATIONS ON CREATIVITY AND IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION

Autores/as

  • Lucius Rafael Sichonany Samuel Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
  • João Batista Siqueira Harres Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101

Palabras clave:

Criatividade. Educação criativa. Criatividade e Ciências.

Resumen

Neste artigo pretendemos apresentar algumas considerações sobre as pesquisas referentes aos contextos da criatividade, assumindo as suas possibilidades de aproximação com a Educação, em especial ao Ensino de Ciências e Matemática. Partimos da discussão do amplo caráter semântico apresentado pelo termo nas diversas áreas nas quais existem investigações sobre o assunto, discutindo também algumas orientações metodológicas empregadas pelos pesquisadores do fenômeno criativo. Além disso, discutimos no trabalho certas implicações entre criatividade e educação, especificamente suas relações aos contextos das escolas, bem como os seus potenciais reflexos nas práticas docentes. Finalizamos o artigo percebendo a necessidade de pesquisas mais amplas sobre a criatividade no Ensino de Ciências e Matemática, assim como sua maior significação nas instituições educacionais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucius Rafael Sichonany Samuel, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutor em Educação em Ciências e Matemática. Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011) e mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2014) pela mesma instituição. Atualmente é professor no colégio Anchieta (RS) e na Faculdade de Física na PUCRS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em filosofia e história das ciências

João Batista Siqueira Harres, Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

João Batista Siqueira Harres possui graduação em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1999), com estágio pós-doutoral na Universidade de Sevilha (2007). Atualmente é professor adjunto da Escola de Ciências da PUCRS, onde atua como pesquisador permanente no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática. Como docente, atua principalmente no ensino de Física e na formação inicial e continuada de professores de ciências e matemática. Suas pesquisas se concentram no ensino, na aprendizagem de ciências e no desenvolvimento profissional de professores e suas inter-relações com a epistemologia, a história da ciência, a cultura, a inovação e a educação científica. Na Diretoria de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Continuada PUCRS exerce a função de Coordenador de Ensino, setor responsável pela condução dos processos de inovação pedagógica e desenvolvimento docente.

Publicado

2020-04-05

Cómo citar

Samuel, L. R. S., & Harres, J. B. S. (2020). CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES SOBRE CRIATIVIDADE E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA / PRELIMINARY CONSIDERATIONS ON CREATIVITY AND IN SCIENCE AND MATHEMATICS EDUCATION. Revista Dynamis, 26(1), 78–101. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p78-101