O USO DA FOTOGRAFIA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA / USE OF PHOTOGRAPHY IN THE PERIODIC TABLE STUDY

Autores

  • Guilherme Sales da Rocha IFRJ
  • Wesley de Souza Leal IFRJ
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/PROPEC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p205-223

Palavras-chave:

Tabela periódica, Fotografia, Ensino de química

Resumo

Esta pesquisa traz uma análise do processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica abordada no Ensino Médio. A metodologia consistiu na abordagem da fotografia como ponto de partida para o Ensino de Química. Foi proposto que os alunos fotografassem objetos e identificassem os elementos presentes. Os resultados observados mediante as fotografias permitem-nos verificar a relação dos alunos com a identificação dos elementos em seu cotidiano, e assim, aproximando o estudo da química nos objetos comumente utilizados nas atividades no dia a dia do aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Sales da Rocha, IFRJ

Aluno do curso de Licenciatura em Química.

Wesley de Souza Leal, IFRJ

Aluno do curso de Licenciatura em Química.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/PROPEC

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor Associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto ao curso de Licenciatura em Química.  Integra o corpo docente dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do IFRJ (PROPEC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF (PPECN).

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

da Rocha, G. S., Leal, W. de S., & Messeder, J. C. (2019). O USO DA FOTOGRAFIA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA / USE OF PHOTOGRAPHY IN THE PERIODIC TABLE STUDY. Revista Dynamis, 25(2), 205–223. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p205-223

Edição

Seção

Relatos de experiências