O USO DA FOTOGRAFIA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA / USE OF PHOTOGRAPHY IN THE PERIODIC TABLE STUDY

Autores/as

  • Guilherme Sales da Rocha IFRJ
  • Wesley de Souza Leal IFRJ
  • Jorge Cardoso Messeder IFRJ/PROPEC

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p205-223

Palabras clave:

Tabela periódica, Fotografia, Ensino de química

Resumen

Esta pesquisa traz uma análise do processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica abordada no Ensino Médio. A metodologia consistiu na abordagem da fotografia como ponto de partida para o Ensino de Química. Foi proposto que os alunos fotografassem objetos e identificassem os elementos presentes. Os resultados observados mediante as fotografias permitem-nos verificar a relação dos alunos com a identificação dos elementos em seu cotidiano, e assim, aproximando o estudo da química nos objetos comumente utilizados nas atividades no dia a dia do aluno.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Guilherme Sales da Rocha, IFRJ

Aluno do curso de Licenciatura em Química.

Wesley de Souza Leal, IFRJ

Aluno do curso de Licenciatura em Química.

Jorge Cardoso Messeder, IFRJ/PROPEC

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Ciências pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Professor Associado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) onde desenvolve trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências/Química, junto ao curso de Licenciatura em Química.  Integra o corpo docente dos programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do IFRJ (PROPEC) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza da UFF (PPECN).

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

da Rocha, G. S., Leal, W. de S., & Messeder, J. C. (2019). O USO DA FOTOGRAFIA NO ESTUDO DA TABELA PERIÓDICA / USE OF PHOTOGRAPHY IN THE PERIODIC TABLE STUDY. Revista Dynamis, 25(2), 205–223. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p205-223

Número

Sección

Relatos de experiências