O CLUBE DE CIÊNCIAS E O RENDIMENTO ESCOLAR: PODEMOS APROXIMAR? / THE SCIENCE CLUB AND ACADEMIC PERFORMANCE: CAN WE APPROACH THEM?
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p115-136Palavras-chave:
Clube de ciências, Rendimento escolar, Escola pública.Resumo
Os clubes de ciências surgiram objetivando introduzir o método científico e práticas laboratoriais no ensino de ciências. Ao longo do tempo esta concepção foi redirecionada para valorização da construção do conhecimento, da formação do cidadão e do processo de aprendizagem podendo interferir no rendimento escolar. Considerando estas perspectivas criamos um clube de ciências em uma escola pública no Rio de Janeiro e durante um ano acompanhamos o rendimento escolar dos clubistas. Os dados foram tratados estatisticamente e indicaram que as médias dos clubistas são numericamente maiores em todas as disciplinas e estatisticamente superiores às medias dos não clubistas. Nossos resultados sugerem haver uma relação estreita entre o rendimento escolar e a participação em projetos, como um clube de ciências, pois utilizam estratégias distintas daquelas utilizadas pelo ensino formal, como a valorização da criatividade, autonomia, criticidade, experiências e conhecimentos prévios, distantes da rigidez da sala de aula e do currículo.
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