O CLUBE DE CIÊNCIAS E O RENDIMENTO ESCOLAR: PODEMOS APROXIMAR? / THE SCIENCE CLUB AND ACADEMIC PERFORMANCE: CAN WE APPROACH THEM?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p115-136

Palabras clave:

Clube de ciências, Rendimento escolar, Escola pública.

Resumen

Os clubes de ciências surgiram objetivando introduzir o método científico e práticas laboratoriais no ensino de ciências. Ao longo do tempo esta concepção foi redirecionada para valorização da construção do conhecimento, da formação do cidadão e do processo de aprendizagem podendo interferir no rendimento escolar. Considerando estas perspectivas criamos um clube de ciências em uma escola pública no Rio de Janeiro e durante um ano acompanhamos o rendimento escolar dos clubistas. Os dados foram tratados estatisticamente e indicaram que as médias dos clubistas são numericamente maiores em todas as disciplinas e estatisticamente superiores às medias dos não clubistas. Nossos resultados sugerem haver uma relação estreita entre o rendimento escolar e a participação em projetos, como um clube de ciências, pois utilizam estratégias distintas daquelas utilizadas pelo ensino formal, como a valorização da criatividade, autonomia, criticidade, experiências e conhecimentos prévios, distantes da rigidez da sala de aula e do currículo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Patrícia do Socorro de Campos da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro

Mestra de Ensino de Ciências do IFRJ.
Especialista em Ensino de Ciências pelo IFRJ
Bióloga licenciada pela UERJ
Professora da Rede Estadual de Ensino
Professora da Rede Municipal de Ensino do município do Rio de Janeiro

Sonia Barbosa dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Licenciada e Bacharel em Ciências Físicas e Biológicas pelo Instituto de Biologia da UERJEspecialista em Sistemática Zoológica pela UFJF. Mestre em Zoologia pela UFRJ-Museu Nacional. Doutora em Zoologia pela USP. Docente do Instituto de Biologia da UERJ. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ. Coordenadora de Projeto de Final de Curso na EAD em Ciências Biológicas do IBRAG-UERJ.

Giselle Rôças, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Bacharel em Ciências Biológicas, modalidade Ecologia pela UFRJ (1995). Mestre em Ecologia pela UFRJ (1998) e doutora em Ecologia pela UFRJ (2004). Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências do IFRJ.

O CLUBE DE CIÊNCIAS E O RENDIMENTO ESCOLAR:

PODEMOS APROXIMAR?

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Silva, P. do S. de C. da, Santos, S. B. dos, & Rôças, G. (2019). O CLUBE DE CIÊNCIAS E O RENDIMENTO ESCOLAR: PODEMOS APROXIMAR? / THE SCIENCE CLUB AND ACADEMIC PERFORMANCE: CAN WE APPROACH THEM?. Revista Dynamis, 25(2), 115–136. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p115-136