A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA / THE CONSTRUCTION AND APPLICATION OF THEMATIC PROJECTS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO A SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p224-242

Palavras-chave:

Projeto Temático, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino de Física, Alfabetização Científica e Tecnológica

Resumo

A proposta deste trabalho é relacionar os objetivos gerais indicados para Alfabetização Científica e Tecnológica e as competências trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Física, frente a uma sequência didática destinada aos alunos de Ensino Médio, denominada Projeto Temático. E com isso, identificar situações didáticas elaboradas por estudantes universitários com o intuito de proporcionar uma Alfabetização Científica e Tecnológica aos estudantes de Ensino Médio ao longo da aplicação de dois Projetos Temáticos em forma de minicurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karlinne Lisandra Devegili, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX (2007). Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Atualmente leciono disciplinas de Física Básica e Ensino de Física, como colaboradora UDESC

Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Pós doutora em Educação (USP), atuando na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino Médio, Formação de Professores. Professora do Departamento de Física do CCT/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC. Junto a UDESC exerce e/ou exerceu diversas atividades de ensino, extensão, pesquisa e administração, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física e Tecnologia (GEPEFT), foi Coordenadora de Área e Institucional do PIBID, do Prodocência e Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). 

Downloads

Publicado

2019-10-22

Como Citar

Devegili, K. L., & Lawall, I. T. (2019). A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA / THE CONSTRUCTION AND APPLICATION OF THEMATIC PROJECTS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO A SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY. Revista Dynamis, 25(2), 224–242. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p224-242

Edição

Seção

Relatos de experiências