A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA / THE CONSTRUCTION AND APPLICATION OF THEMATIC PROJECTS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO A SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p224-242

Palabras clave:

Projeto Temático, Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino de Física, Alfabetização Científica e Tecnológica

Resumen

A proposta deste trabalho é relacionar os objetivos gerais indicados para Alfabetização Científica e Tecnológica e as competências trazidas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino de Física, frente a uma sequência didática destinada aos alunos de Ensino Médio, denominada Projeto Temático. E com isso, identificar situações didáticas elaboradas por estudantes universitários com o intuito de proporcionar uma Alfabetização Científica e Tecnológica aos estudantes de Ensino Médio ao longo da aplicação de dois Projetos Temáticos em forma de minicurso.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karlinne Lisandra Devegili, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Especialização em Interdisciplinaridade na Educação Básica pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão, IBPEX (2007). Licenciada em Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002). Atualmente leciono disciplinas de Física Básica e Ensino de Física, como colaboradora UDESC

Ivani Teresinha Lawall, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Licenciada em Física pela Universidade de Santa Cruz do Sul e Pós doutora em Educação (USP), atuando na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Física, Ensino Médio, Formação de Professores. Professora do Departamento de Física do CCT/UDESC e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) da UDESC. Junto a UDESC exerce e/ou exerceu diversas atividades de ensino, extensão, pesquisa e administração, líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Física e Tecnologia (GEPEFT), foi Coordenadora de Área e Institucional do PIBID, do Prodocência e Coordena o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE). 

Publicado

2019-10-22

Cómo citar

Devegili, K. L., & Lawall, I. T. (2019). A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE PROJETOS TEMÁTICOS E AS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA / THE CONSTRUCTION AND APPLICATION OF THEMATIC PROJECTS AND THEIR CONTRIBUTIONS TO A SCIENTIFIC AND TECHNOLOGICAL LITERACY. Revista Dynamis, 25(2), 224–242. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2019v25n2p224-242

Número

Sección

Relatos de experiências