MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Gabriele de Sousa Lins Mutti Universidade Estadual do Oeste do Paraná http://orcid.org/0000-0002-6347-7207
  • Cristiane Elise Reich Matioli Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Tiago Emanuel Klüber Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p21-42

Palavras-chave:

Metapesquisa, Educação Matemática, Registros de Representação, Modelagem Matemática

Resumo

Tomando a relação a Modelagem Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica como região de inquérito, realizamos uma metapesquisa orientada pela interrogação: O que se mostra da relação entre a Modelagem Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semióticas, nos artigos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática? A interrogação foi estabelecida a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da análise de conteúdo dos artigos publicados na Conferência de 2005 a 2017. Os resultados revelaram que as atividades de Modelagem favorecem não só a mobilização de diferentes registros de representação como transformações entre eles, notadamente, a conversão do registro gráfico para o algébrico, deveras incomum no contexto escolar

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Biografia do Autor

Gabriele de Sousa Lins Mutti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutoranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste. Mestre em Ensino pela Unioeste.

Cristiane Elise Reich Matioli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Unioeste.

Tiago Emanuel Klüber, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Compõe o corpo docente permanente da Unioeste.

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Publicado

2018-11-29

Como Citar

Mutti, G. de S. L., Matioli, C. E. R., & Klüber, T. E. (2018). MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Dynamis, 24(2), 21–42. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p21-42

Edição

Seção

Artigos