MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p21-42Palabras clave:
Metapesquisa, Educação Matemática, Registros de Representação, Modelagem MatemáticaResumen
Tomando a relação a Modelagem Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semiótica como região de inquérito, realizamos uma metapesquisa orientada pela interrogação: O que se mostra da relação entre a Modelagem Matemática e a Teoria dos Registros de Representação Semióticas, nos artigos publicados na Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática? A interrogação foi estabelecida a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio da análise de conteúdo dos artigos publicados na Conferência de 2005 a 2017. Os resultados revelaram que as atividades de Modelagem favorecem não só a mobilização de diferentes registros de representação como transformações entre eles, notadamente, a conversão do registro gráfico para o algébrico, deveras incomum no contexto escolarDescargas
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Publicado
2018-11-29
Cómo citar
Mutti, G. de S. L., Matioli, C. E. R., & Klüber, T. E. (2018). MODELAGEM MATEMÁTICA E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS ARTIGOS PUBLICADOS NA CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Dynamis, 24(2), 21–42. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p21-42
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Artigos
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