ESTUDO SOBRE VULCÕES NO CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÃLISE MICROGENÉTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p63-78Palavras-chave:
Processo de ensino e aprendizagem. Mediação docente e semiótica. Zona de Desenvolvimento Proximal.Resumo
Apresentamos o estudo a partir de um enxerto correspondente a pesquisa para dissertação do Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Educação. A pesquisa foi em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau, participante do projeto de Escola Pública Integral - EPI. Pretendemos analisar um episódio de aprendizagem e desenvolvimento de crianças, a mediação docente e semiótica em um Clube de Ciências, no estudo sobre vulcões. Utilizamos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), de cunho qualitativo, com abordagem na análise microgenética (GOÉS, 2000). Nossa intenção consiste em analisar teoricamente a partir da escola histórico cultural (VIGOTSKI, 2009; 2010), as videogravações realizadas durante a aula. A medida que as interações ocorriam sob a mediação da professora, percebeu-se ao analisar minuciosamente os diálogos e ações das crianças na videografia, indícios do desenvolvimento da ZDP.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2016-12-15
Como Citar
Adriano, G. A. C. (2016). ESTUDO SOBRE VULCÕES NO CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÃLISE MICROGENÉTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Dynamis, 22(2), 63–78. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p63-78
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.