ESTUDO SOBRE VULCÕES NO CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÁLISE MICROGENÉTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Authors

  • Graciele Alice Carvalho Adriano UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p63-78

Keywords:

Processo de ensino e aprendizagem. Mediação docente e semiótica. Zona de Desenvolvimento Proximal.

Abstract

Apresentamos o estudo a partir de um enxerto correspondente a pesquisa para dissertação do Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Educação. A pesquisa foi em uma escola da Rede Estadual do Ensino, na cidade de Blumenau, participante do projeto de Escola Pública Integral - EPI. Pretendemos analisar um episódio de aprendizagem e desenvolvimento de crianças, a mediação docente e semiótica em um Clube de Ciências, no estudo sobre vulcões. Utilizamos o método investigativo da pesquisa sociocultural (WERTSCH, 1998), de cunho qualitativo, com abordagem na análise microgenética (GOÉS, 2000). Nossa intenção consiste em analisar teoricamente  a partir da escola histórico cultural (VIGOTSKI, 2009; 2010), as videogravações realizadas durante a aula. A medida que as interações ocorriam sob a mediação da professora, percebeu-se ao analisar minuciosamente os diálogos e ações das crianças na videografia, indícios do desenvolvimento da ZDP.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Graciele Alice Carvalho Adriano, UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo da Vinci

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2004), Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2008). Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB (2016). Atividades atuais: assistente técnica pedagógica (coordenação pedagógica) na rede estadual e docente no ensino superior na UNIASSELVI. Apresenta experiência na área de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior.

Published

2016-12-15

How to Cite

Adriano, G. A. C. (2016). ESTUDO SOBRE VULCÕES NO CLUBE DE CIÊNCIAS: ANÁLISE MICROGENÉTICA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Revista Dynamis, 22(2), 63–78. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2016v22n2p63-78

Issue

Section

Artigos