UMA ABORDAGEM DO TEMA BIODIESEL NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p44-61Palavras-chave:
Biodiesel, Situação-problema, Ensino de químicaResumo
Este trabalho apresenta uma abordagem do tema biodiesel e seus aspectos relacionados à produção e utilização por meio de uma situação-problema. Buscamos avaliar as potencialidades de uma estratégia didática baseada na resolução de uma situação-problema para a compreensão dos conceitos relativos ao biodiesel. Foram sujeitos desta investigação dez estudantes do 3ª ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, em São José do Belmonte, sertão do Pajeú. Os dados foram recolhidos por meio de questionário de concepções prévias e da resolução da situação-problema. Observamos que os referidos estudantes apresentaram uma compreensão inicial bastante superficial sobre o tema trabalhado. Após participação efetiva nas atividades propostas da estratégia elaborada, e com a resolução da situação-problema, observamos uma aproximação de noções científicas. Desta forma, pudemos considerar, devido a eficácia da estratégia didática utilizada, o potencial das situações-problema na abordagem dos conceitos associados ao tema biodiesel.
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