UMA ABORDAGEM DO TEMA BIODIESEL NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA

Autores/as

  • Suzana Pedroza da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Jaqueline Bezerra Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • José Euzebio Simões Neto Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carina Siqueira de Morais Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p44-61

Palabras clave:

Biodiesel, Situação-problema, Ensino de química

Resumen

Este trabalho apresenta uma abordagem do tema biodiesel e seus aspectos relacionados à produção e utilização por meio de uma situação-problema. Buscamos avaliar as potencialidades de uma estratégia didática baseada na resolução de uma situação-problema para a compreensão dos conceitos relativos ao biodiesel. Foram sujeitos desta investigação dez estudantes do 3ª ano do Ensino Médio de uma escola da rede pública estadual de Pernambuco, em São José do Belmonte, sertão do Pajeú. Os dados foram recolhidos por meio de questionário de concepções prévias e da resolução da situação-problema. Observamos que os referidos estudantes apresentaram uma compreensão inicial bastante superficial sobre o tema trabalhado. Após participação efetiva nas atividades propostas da estratégia elaborada, e com a resolução da situação-problema, observamos uma aproximação de noções científicas. Desta forma, pudemos considerar, devido a eficácia da estratégia didática utilizada, o potencial das situações-problema na abordagem dos conceitos associados ao tema biodiesel. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suzana Pedroza da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade Acadêmica de Garanhuns

Quimica Analítica

Jaqueline Bezerra Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Química Analítica

José Euzebio Simões Neto, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Departamento de Química
Área de Ensino de Química

Carina Siqueira de Morais, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências

Ensino de Química

Publicado

2015-11-20

Cómo citar

Silva, S. P. da, Rodrigues, J. B., Simões Neto, J. E., & Morais, C. S. de. (2015). UMA ABORDAGEM DO TEMA BIODIESEL NO ENSINO MÉDIO UTILIZANDO UMA SITUAÇÃO-PROBLEMA. Revista Dynamis, 21(1), 44–61. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2015v21n1p44-61

Número

Sección

Artigos