EDUCAÇÃO EM SAÚDE E OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS:

MELHORIAS OU MAIS NEGLIGÊNCIAS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12553

Resumo

O Livro Didático (LD) possui uma relação intrínseca com com a construção do conhecimento, além de ser uma importante peça para a divulgação de informações. Com a mudança para o Novo Ensino Médio (NEM) e a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novos LD também chegaram às escolas. Motivos pelos quais nos debruçamos no seguinte questionamento: “Como os livros didáticos da disciplina de Ciências da Natureza estão abordando temas de educação em saúde?”. Esta pesquisa apresenta traços de uma pesquisa descritiva documental. A análise ocorreu nos LD disponíveis integralmente online que são utilizados pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo – PR. Estes materiais foram expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Como resultados nos deparamos com uma ES que vem sendo negligenciada. Por fim, pontuamos a necessidade de que as editoras busquem mais pesquisadores da área de ES para colaborarem na confecção desses materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabella Umeres, UFPR

Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática Educativas pela Universidade Federal do Paraná UFPR.  

 

Tiago Venturi , Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Doutorado e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT 2013/2018) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado (licenciado e bacharel) em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Desde 2020 é Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando em atividades de ensino na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão.

Downloads

Publicado

2025-11-05

Como Citar

Umeres, I., & Venturi , T. (2025). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS:: MELHORIAS OU MAIS NEGLIGÊNCIAS?. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12553. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12553