EDUCAÇÃO EM SAÚDE E OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS:

MELHORIAS OU MAIS NEGLIGÊNCIAS?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12553

Resumen

O Livro Didático (LD) possui uma relação intrínseca com com a construção do conhecimento, além de ser uma importante peça para a divulgação de informações. Com a mudança para o Novo Ensino Médio (NEM) e a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), novos LD também chegaram às escolas. Motivos pelos quais nos debruçamos no seguinte questionamento: “Como os livros didáticos da disciplina de Ciências da Natureza estão abordando temas de educação em saúde?”. Esta pesquisa apresenta traços de uma pesquisa descritiva documental. A análise ocorreu nos LD disponíveis integralmente online que são utilizados pelo Núcleo Regional de Educação de Toledo – PR. Estes materiais foram expostos à análise de conteúdo com critérios pré-estabelecidos. Como resultados nos deparamos com uma ES que vem sendo negligenciada. Por fim, pontuamos a necessidade de que as editoras busquem mais pesquisadores da área de ES para colaborarem na confecção desses materiais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Isabella Umeres, UFPR

Mestra em Educação em Ciências, Educação Matemática e Tecnologias Educativas pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática Educativas pela Universidade Federal do Paraná UFPR.  

 

Tiago Venturi , Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui Doutorado e Mestrado em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT 2013/2018) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É graduado (licenciado e bacharel) em Ciências Biológicas pela Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí (UNIDAVI). Desde 2020 é Professor do Magistério Superior da área de Educação em Biologia do Departamento de Educação, Ensino e Ciências (DEC) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), atuando em atividades de ensino na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão.

Publicado

2025-11-05

Cómo citar

Umeres, I., & Venturi , T. (2025). EDUCAÇÃO EM SAÚDE E OS NOVOS LIVROS DIDÁTICOS:: MELHORIAS OU MAIS NEGLIGÊNCIAS?. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12553. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12553