PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE

“A SOCIEDADE QUE QUEREMOS” COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE ALICERÇADA NO CONSTRUTIVISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12447

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma atividade prática realizada com uma turma de mestrandos, sob a proposta de vivenciar uma aula com preceitos construtivistas e discorrer sobre o ensino a partir dessa concepção. Essa prática, denominada “A Sociedade que Queremos”, versa sobre as diversas formas de participação social, buscando ampliar a concepção de cidadania. A metodologia é de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizou-se a observação, a aplicação da atividade prática reflexiva sobre e um questionário online. Dentre os resultados obtidos destaca-se que a atividade pode ser replicada com estudantes do ensino básico, além de ser um possível material para formação de professores. A atividade também proporcionou uma experiência de aula construtivista ao permitir a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e a criação de hipóteses, a reflexão sobre o conteúdo, dando lugar para a formação de um sujeito autônomo e crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raianni Xavier, Epagri | Centro de Educação Profissional - CEDUP Vidal Ramos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias - Mestrado Profissional (PPGECMT), pela Universidade do Estado de Santa Catarina - CCT UDESC (2023). Licenciada em Ciências Agrícolas pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari (2017 - 2022). Atuou como bolsista e voluntária em projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão; Participou do Projeto de Iniciação à Docência (PIBID) em 2017. Formação Técnica: Curso técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, pelo Instituto Federal Catarinense - Campus Araquari (2014 - 2016). Tem interesse na área de Ciências Agrárias e Ciências da Natureza, com ênfase no desenvolvimento de materiais didáticos e o uso de múltiplas estratégias no ensino do conteúdo de ciências.

Israel Aparecido Gonçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Ciência Política na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Alex Bellucco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Física-Licenciatura pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade de São Paulo (2015).

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Xavier, R., Aparecido Gonçalves, I., & Bellucco, A. (2025). PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE: “A SOCIEDADE QUE QUEREMOS” COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE ALICERÇADA NO CONSTRUTIVISMO. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12447. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12447

Edição

Seção

Relatos de experiências