PROJETO DE VIDA E FORMAÇÃO DOCENTE
“A SOCIEDADE QUE QUEREMOS” COMO PROPOSTA DE ATIVIDADE ALICERÇADA NO CONSTRUTIVISMO
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12447Abstract
Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação de uma atividade prática realizada com uma turma de mestrandos, sob a proposta de vivenciar uma aula com preceitos construtivistas e discorrer sobre o ensino a partir dessa concepção. Essa prática, denominada “A Sociedade que Queremos”, versa sobre as diversas formas de participação social, buscando ampliar a concepção de cidadania. A metodologia é de natureza qualitativa e, para coleta de dados, utilizou-se a observação, a aplicação da atividade prática reflexiva sobre e um questionário online. Dentre os resultados obtidos destaca-se que a atividade pode ser replicada com estudantes do ensino básico, além de ser um possível material para formação de professores. A atividade também proporcionou uma experiência de aula construtivista ao permitir a pesquisa em grupo, o estímulo à dúvida e a criação de hipóteses, a reflexão sobre o conteúdo, dando lugar para a formação de um sujeito autônomo e crítico.
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