MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:

UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Amanda Marina Andrade Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12407

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a metodologia utilizada pelo professor e a motivação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem matemática. Com abordagem qualitativa, adotou-se o estudo de caso como procedimento metodológico. A investigação foi realizada em uma sala de aula do ensino fundamental do Distrito Federal, por meio de observação participante, registrada em caderno de campo, e entrevistas não-diretivas com alunos e a professora. A imersão no cotidiano escolar permitiu compreender como diferentes estratégias pedagógicas podem favorecer ou inibir o engajamento dos estudantes com a matemática. Os dados revelam que a metodologia de ensino influencia diretamente na motivação dos alunos, mas também evidenciam que tal motivação é construída subjetivamente, sendo única para cada criança. Conclui-se que a aprendizagem matemática está intimamente relacionada às vivências e às configurações subjetivas dos alunos, exigindo do professor escuta sensível e flexibilidade metodológica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Marina Andrade Medeiros, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018).

Publicado

2025-07-28

Cómo citar

Andrade Medeiros, A. M. (2025). MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 31(1), e12407. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12407