MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:

UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Amanda Marina Andrade Medeiros Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12407

Abstract

Esta pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre a metodologia utilizada pelo professor e a motivação de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental no processo de aprendizagem matemática. Com abordagem qualitativa, adotou-se o estudo de caso como procedimento metodológico. A investigação foi realizada em uma sala de aula do ensino fundamental do Distrito Federal, por meio de observação participante, registrada em caderno de campo, e entrevistas não-diretivas com alunos e a professora. A imersão no cotidiano escolar permitiu compreender como diferentes estratégias pedagógicas podem favorecer ou inibir o engajamento dos estudantes com a matemática. Os dados revelam que a metodologia de ensino influencia diretamente na motivação dos alunos, mas também evidenciam que tal motivação é construída subjetivamente, sendo única para cada criança. Conclui-se que a aprendizagem matemática está intimamente relacionada às vivências e às configurações subjetivas dos alunos, exigindo do professor escuta sensível e flexibilidade metodológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Amanda Marina Andrade Medeiros, Universidade de Brasília

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (2009) e doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018).

Published

2025-07-28

How to Cite

Andrade Medeiros, A. M. (2025). MOTIVAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA:: UM ESTUDO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 31(1), e12407. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12407