PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Authors

  • Paola Reyer Marques Universidade Federal do Rio Grande
  • João da Silva Universidade Federal do Rio Grande
  • Luciane de Oliveira Hentsch Vasconcelos

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12402

Abstract

O artigo discute as práticas de Avaliação em Matemática no Ciclo de Alfabetização motivado pelo objetivo de mapear como se estruturam e se organizam os processos de avaliação da Matemática, integradas à prática pedagógica das professoras. Através da metodologia Estudo de Caso realizamos o movimento de pesquisa com professoras do Ciclo de uma escola pública da cidade de Rio Grande/RS. Para a análise de dados, utilizamos a Análise de Conteúdo e realizamos uma triangulação de dados. Identificamos, com isso, que a prática avaliativa é orientada por Avaliação Reflexiva e utilização de provas, testagem, e provas adaptadas. Percebemos a ênfase para a utilização da prova, mas ao mesmo tempo o interesse de fazer uma avaliação mais significativa e que vise uma qualificação do trabalho realizado.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paola Reyer Marques, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, especialização em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Dom Bosco, pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade da Região Serrana (FARESE), mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC-FURG), doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (PPGEC-FURG). Atuou como Coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais da Secretaria de Município de Rio Grande. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal do Rio Grande/RS na Escola Especial Municipal Maria Lúcia Luzzardi e Professora Substituta da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Temas de interesse: Educação; Anos Inicias, Educação matemática e Inclusão Escolar.

João da Silva, Universidade Federal do Rio Grande

É Pedagogo e Psicólogo, Pós-Doutorados em Educação Matemática (2015) e em Psicologia (2024) pela Universidade Federal de Pernambuco. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, com doutorado-sanduíche na Universidade de Genebra. Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG junto aos cursos de Licenciatura e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Coordena o projeto de extensão Programa de Alfabetização Matemática para formação de professores da Educação Infantil e anos iniciais. É líder do Grupo de Estudos em Educação Matemática com ênfase no anos iniciais - GEEMAI (FURG/UFPel/UNIPAMPA/IFSul). Atualmente, coordena projeto de pesquisa de abrangência internacional com o tema Early algebra sob financiamento do CNPq, que envolve pesquisadores de 6 diferentes estados brasileiros associados com colaboradores do Canadá, Estados Unidos e Espanha. É Consultor do INEP na Comissão de Assessoramento Didático-Pedagógico na área de Matemática e suas Tecnologias da Diretoria de Avaliação da Educação Básica do INEP. Coordenador Adjunto da Equipe de Avaliação do Programa Nacional do Livro Didático para Matemática dos anos iniciais (PNLD 2018-2021) e Assessor Pedagógico do PNLD Ensino Médio (2021-2024). Consultor da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS (2020-atual). Foi Coordenador Geral do Comitê Assessor da área de Educação da Fundação de Amparo à pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS (2019-2021, reconduzido 2022-2024). Na Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) foi coordenador adjunto (2018-2021) e coordenador geral (2022-2024) do GT01 sobre ensino de Matemática na Educação Infantil e nos anos iniciais. Editor-Chefe da Revista Educação Matemática em Revista - RS (2023 - atual). É o atual vice-presidente eleito da Diretoria Nacional Executiva (2025-2028).

Luciane de Oliveira Hentsch Vasconcelos

Doutoranda em Educação em Ciências (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande

Published

2025-07-28

How to Cite

Reyer Marques, P., da Silva, J., & de Oliveira Hentsch Vasconcelos, L. (2025). PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Revista Dynamis, 31(1), e12402. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12402