EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM AULAS DE QUÍMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12213

Resumo

Este artigo analisou o uso da Aprendizagem baseada em Projetos (ABPj) na apropriação de
conceitos científicos e ambientais, por meio da aplicação de uma sequência didática - o tema da reciclagem
do óleo de cozinha - em aulas de química. A pesquisa foi do tipo pesquisa-ação e buscou analisar dados
qualitativos extraídos de pequenas produções em sala de aula e um questionário avaliativo sobre a ABPj em
sala de aula. O público foi de vinte e quatro (24) alunos do terceiro (3º) ano do ensino médio, do turno da
manhã de uma escola pública da região norte. Os resultados mostraram que os alunos adquiriram argumentos
científico-ambientais no decorrer das aulas divididas em dois momentos: investigação sobre o tema e
produção de sabão com óleo usado. Eles desenvolveram também habilidades e competências ambientais
necessárias para a formação de um cidadão consciente, entre elas: conhecimento, emocional, valores,
pensamento crítico e ação política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ercila Pinto Monteiro, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação em Ciências pela Unesp-Bauru. Docente do Departamento de Química e do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Amazonas. Coordenadora de Área do PIBID de Química, modalidade EAD. Coordenou por duas edições o Programa de RP do curso de licenciatura em Química-Manaus. Apresenta publicações na área de ensino de química.

Natasha Marinho de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Licenciada em Química pela Universidade Federal do Amazonas.

Downloads

Publicado

2025-03-11

Como Citar

Pinto Monteiro, E., & de Oliveira, N. M. (2025). EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM AULAS DE QUÍMICA. Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12213. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12213