EDUCAÇÃO AMBIENTAL E APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS EM AULAS DE QUÍMICA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12213Abstract
Este artigo analisou o uso da Aprendizagem baseada em Projetos (ABPj) na apropriação de
conceitos científicos e ambientais, por meio da aplicação de uma sequência didática - o tema da reciclagem
do óleo de cozinha - em aulas de química. A pesquisa foi do tipo pesquisa-ação e buscou analisar dados
qualitativos extraídos de pequenas produções em sala de aula e um questionário avaliativo sobre a ABPj em
sala de aula. O público foi de vinte e quatro (24) alunos do terceiro (3º) ano do ensino médio, do turno da
manhã de uma escola pública da região norte. Os resultados mostraram que os alunos adquiriram argumentos
científico-ambientais no decorrer das aulas divididas em dois momentos: investigação sobre o tema e
produção de sabão com óleo usado. Eles desenvolveram também habilidades e competências ambientais
necessárias para a formação de um cidadão consciente, entre elas: conhecimento, emocional, valores,
pensamento crítico e ação política.
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