Uma SINOPSE DE OBRAS ACADÊMICAS SIGNIFICATIVAS EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

  • Paulo Wichnoski Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p131-146

Resumo

Este trabalho[1] traz textos sinópticos de obras acadêmicas que se mostraram significativas no campo da Investigação Matemática na Educação Matemática, com as quais a pesquisa[2] de doutorado do autor se constituiu. A intenção é apresentar as características gerais de cada uma e indicar possíveis referências à outras pesquisas que venham a ser construídas com o mesmo tema. Como desfecho, as sinopses indicam que as obras acadêmicas significativas são majoritariamente de origem portuguesa, centralizadas em um grupo de pesquisadores e temporalmente publicadas entre os anos de 1995 e 2013. Preponderantemente são de caráter empírico e tecem considerações acerca do trabalho pedagógico e do desenvolvimento profissional do professor com a Investigação Matemática, abordando discussões epistemológicas de modo idiossincrásico.

 

[1] A primeira versão foi publicada no XIII Encontro Nacional de Educação Matemática, realizado em 2019 no Brasil. Esta é uma versão revisada e ampliada.

[2] Cf. Wichnoski (2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Wichnoski, Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná

Graduado em licenciatura em matemática, mestre em Ensino e doutor em Educação em Ciências e Educção Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Professor colaborador da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2023-04-01

Como Citar

Wichnoski, P. (2023). Uma SINOPSE DE OBRAS ACADÊMICAS SIGNIFICATIVAS EM INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Revista Dynamis, 29(1), 131–146. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2023v29n1p131-146

Edição

Seção

Artigos