AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / DAVID AUSUBEL'S CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p61-77

Palabras clave:

Aprendizagem Significativa, Ensaio teórico, Educação em Ciências da Natureza e Matemática,

Resumen

Este ensaio teórico descreve princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, com a intenção de auxiliar professores no planejamento de estratégias didáticas que promovam o protagonismo no estudante. O objetivo é identificar princípios da TAS que qualifiquem os processos de ensino e de aprendizagem na área da Educação em Ciências da Natureza e Matemática. Os pressupostos teóricos são oriundos das pesquisas de Ausubel, Novak e Moreira. Este estudo considera que o professor e o estudante possuem papel fundamental: o primeiro planejando materiais potencialmente significativos; e o segundo, ao realizar um esforço cognitivo para construir significados. Nesse sentido, a TAS possui potencial para qualificar a Educação em Ciências da Natureza e Matemática, pois entende o conhecimento prévio como o principal fator que influencia na aprendizagem; que a aprendizagem é um processo único para cada estudante; e que o nível de compreensão de um conhecimento depende da predisposição do estudante em aprender.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cassiano Scott Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Aluno de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Ensino de Ciência e Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2016). Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul (2012). Professor da rede municipal de Bom Princípio, ministrando a disciplina de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental.

Thaísa Jacintho Müller, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010) e doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), atuando na Faculdade de Matemática e como professora permanente do programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Tem experiência na área de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, ensino de matemática, tecnologias e educação matemática.

Isolda Gianni de Lima, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Informática na Educação e mestre em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e é graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade de Caxias do Sul. Atua na Universidade de Caxias do Sul como professora de Matemática nos cursos de Engenharia e Licenciatura em Matemática. No pós-graduação, é professora e orientadora do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática nas linhas Tecnologias, Recursos e Materiais Didáticos para o Ensino de Ciências e Matemática e Fundamentos e Estratégias Educacionais no Ensino de Ciências e Matemática. Integra o Núcleo de Inovação e Desenvolvimento: Ambientes de Aprendizagem na Educação Superior: Docência, Tecnologia e Educação a Distância, com pesquisas nas áreas de Educação Matemática e de Informática Educativa, em temas relacionados ao ensino e à aprendizagem de Matemática, a aplicações da Matemática na Engenharia e à utilização de recursos tecnológicos em ambientes virtuais de aprendizagem. Integra as equipes dos projetos Engenheiro do Futuro e UCS-Promopetro: Novos desafios para o Engenheiro do Futuro, vinculados ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento: Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia, da Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2020-04-05

Cómo citar

Scott Puhl, C., Jacintho Müller, T., & Gianni de Lima, I. (2020). AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / DAVID AUSUBEL’S CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES. Revista Dynamis, 26(1), 61–77. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p61-77