AS CONTRIBUIÇÕES DE DAVID AUSUBEL PARA OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM / DAVID AUSUBEL'S CONTRIBUTIONS TO THE TEACHING AND LEARNING PROCESSES
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n1p61-77Keywords:
Aprendizagem Significativa, Ensaio teórico, Educação em Ciências da Natureza e Matemática,Abstract
Este ensaio teórico descreve princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa, com a intenção de auxiliar professores no planejamento de estratégias didáticas que promovam o protagonismo no estudante. O objetivo é identificar princípios da TAS que qualifiquem os processos de ensino e de aprendizagem na área da Educação em Ciências da Natureza e Matemática. Os pressupostos teóricos são oriundos das pesquisas de Ausubel, Novak e Moreira. Este estudo considera que o professor e o estudante possuem papel fundamental: o primeiro planejando materiais potencialmente significativos; e o segundo, ao realizar um esforço cognitivo para construir significados. Nesse sentido, a TAS possui potencial para qualificar a Educação em Ciências da Natureza e Matemática, pois entende o conhecimento prévio como o principal fator que influencia na aprendizagem; que a aprendizagem é um processo único para cada estudante; e que o nível de compreensão de um conhecimento depende da predisposição do estudante em aprender.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.