REPRESENTAÇÃO SOCIAL E MODELAGEM MATEMATICA: POSSIBLIDADES E LIMITAÇÕES / SOCIAL REPRESENTATION AND MATHEMATICAL MODELING: POSSIBLITIES AND LIMITATIONS

Autores/as

  • Debora Coelho de Souza Universidade Federal de Mato GRosso do sul
  • Claudia Carreira da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do sul

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p83-99

Palabras clave:

Educação Matemática, Modelagem Matemática, Representação Social.

Resumen

Muito tem se discutido sobre as diferentes praticas pedagógicas e suas potencialidades para o ensino de matemática, entretanto os professores tem um certa resistência ao lidar com as mesmas, entre elas está a Modelagem Matemática, Neste sentido objetivo desse trabalho é verificar como se dá o processo de (re)construção das representações sociais sobre modelagem matemática de professores iniciantes, quando estes conhecem e participam do desenvolvimento de atividades de modelagem em sala de aula?. Para tanto acompanhamos uma disciplina de modelagem matemática em um curso de pós-graduação de uma Universidade Publica de Mato Grosso do Sul, consideramos como fonte de dados os questionamentos e observações de fatos que ocorreram no decorrer da disciplina, juntamente com as respostas de um questionário aplicado no final da mesma Temos indício para acreditar que quando a Modelagem se torna algo familiar, a sua representação é desmistificada, possibilitando seu uso em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Debora Coelho de Souza, Universidade Federal de Mato GRosso do sul

Possui Graduação em Matemática (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - Campus de Ponta Porã - MS (2016). Atualmente cursando Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação Matematica na UFMS/Cidade Universitária em Campo Grande/MS. participante do Grupo da Fronteira de Estudos e Pesquisa em Educação Matematica.(GFEPEM).Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) MAT/Conexão de Saberes. É colaboradora do projeto Formando professores para o ensino de Matemática - um elo entre a teoria e prática; colaboradora do projeto LEPMAT- Laboratório de ensino e pesquisa em matemática; Foi professora da Escola Estadual Polo prof Regina Lúcia Anffe Nunes Betina e Professora voluntária na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã.

Claudia Carreira da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do sul

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Especialização em Educação Matemática pela Faculdade Maringá (2007). É mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2009) e doutora no Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Estadual de Maringá (2013). Atuou como professora na Faculdade de Filosofia e Letras de Mandaguari. (2009). Atuou como Coordenara na Especialização em Educação Matemática na Faculdade de Filosofia e Letras de Mandaguari/PR de Março a Junho de 2010. Foi Professora Concursada da Rede Estadual de Educação do PR e ministrou aulas no Ensino Fundamental e Médio (2004-2010). É professora adjunta (dedicação exclusiva) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã/MS (CPPP). Atualmente é diretora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Ponta Porã/MS (CPPP), Tutora do Programa de Educação tutorial PET/MAT/ Conexão de Saberes/CPPP. e Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da UFMS/Campo Grande/MS.

Publicado

2020-10-01

Cómo citar

Souza, D. C. de, & Rosa, C. C. da. (2020). REPRESENTAÇÃO SOCIAL E MODELAGEM MATEMATICA: POSSIBLIDADES E LIMITAÇÕES / SOCIAL REPRESENTATION AND MATHEMATICAL MODELING: POSSIBLITIES AND LIMITATIONS. Revista Dynamis, 26(2), 83–99. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p83-99