REPRESENTAÇÃO SOCIAL E MODELAGEM MATEMATICA: POSSIBLIDADES E LIMITAÇÕES / SOCIAL REPRESENTATION AND MATHEMATICAL MODELING: POSSIBLITIES AND LIMITATIONS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p83-99Keywords:
Educação Matemática, Modelagem Matemática, Representação Social.Abstract
Muito tem se discutido sobre as diferentes praticas pedagógicas e suas potencialidades para o ensino de matemática, entretanto os professores tem um certa resistência ao lidar com as mesmas, entre elas está a Modelagem Matemática, Neste sentido objetivo desse trabalho é verificar como se dá o processo de (re)construção das representações sociais sobre modelagem matemática de professores iniciantes, quando estes conhecem e participam do desenvolvimento de atividades de modelagem em sala de aula?. Para tanto acompanhamos uma disciplina de modelagem matemática em um curso de pós-graduação de uma Universidade Publica de Mato Grosso do Sul, consideramos como fonte de dados os questionamentos e observações de fatos que ocorreram no decorrer da disciplina, juntamente com as respostas de um questionário aplicado no final da mesma Temos indício para acreditar que quando a Modelagem se torna algo familiar, a sua representação é desmistificada, possibilitando seu uso em sala de aula.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional . Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, desde que atribuam o crédito para o autor do trabalho original.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain the copyright and grant the magazine the right of first publication, with work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from the published work, as long as they credit the author of the original work.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are allowed and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes as well as increase the impact and the citation of the published work.