METODOLOGIA DE PROJETOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Autores/as

  • Martha Caputo Savino Santolia Cancela Maçumoto Universidade de São Paulo - Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências
  • Estaner Claro Romão Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena - Departamento de Ciências Básicas e Ambientais

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p43-55

Palabras clave:

Metodologia de Projetos, Resolução de Problemas, Ensino Fundamental, Projetos, Problemas Reais.

Resumen

Metodologia de Projetos tem sido uma estratégia de ensino e aprendizagem que vem ganhando espaço na educação ao longo das décadas. Muitos, porém, trabalham com essa metodologia de forma equivocada, contextualizando em um cenário de exercícios dados em sala de aula. O resultado significativo da utilização desta metodologia de ensino acontece quando o aluno vive o problema que deve resolver, ou seja, quando se torna o protagonista da resolução do problema. Este projeto desenvolvido pelo 6º ano do Ensino Fundamental visou resolver problemas de matemática com o fim de arrecadar verba para um Asilo. A pergunta que direcionou a pesquisa foi: “Metodologia de Projetos, como estratégia de ensino, favorece a aprendizagem de matemática de forma efetiva?”. Durante o projeto observou-se que os alunos desenvolveram habilidades de interpretação e resolução de problemas, e ainda notou-se o amadurecimento de atitudes de cidadania e respeito.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Martha Caputo Savino Santolia Cancela Maçumoto, Universidade de São Paulo - Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências

Licenciada em Matemática.

Estaner Claro Romão, Universidade de São Paulo - Escola de Engenharia de Lorena - Departamento de Ciências Básicas e Ambientais

Licenciado em Matemática, Mestre e Doutor em Engenharia Mecânica, Livre-Docente em Cálculo, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências.

Publicado

2018-11-29

Cómo citar

Maçumoto, M. C. S. S. C., & Romão, E. C. (2018). METODOLOGIA DE PROJETOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA DO ENSINO FUNDAMENTAL II. Revista Dynamis, 24(2), 43–55. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n2p43-55