Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional

Autores/as

  • Ilse Abegg Universidade Federal de Santa Maria
  • Fábio da Purificação de Bastos Universidade Federal de Santa Maria
  • Muryel Pyetro Vidmar Universidade Federal de Santa Maria
  • Sabrina Skrebsky Richter Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p21-34

Palabras clave:

ipermídia educacional, Colaboração no Ensino de Física, Wiki do Moodle

Resumen

http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p21-34

Apresentamos resultados parciais de ensino-pesquisa-ação mediado por ambiente virtual de ensino-aprendizagem. Nossa preocupação consistiu na elaboração de material didático inovador e eficaz para a iniciação à docência dos físicos-educadores em formação inicial, primando pelo ensino-aprendizagem dos conceitos, leis e fenômenos físicos. Destacamos o papel aqui atribuído ao Wiki do Moodle, o qual permite a edição frequente e colaboração dos envolvidos. O processo produtivo-colaborativo, mediado pelo Wiki do Moodle, gerou atividades de estudo mediadas por hipermídia educacionais em Física compostas por hipertextos, imagens, animações e simulações. Enfatizamos a resolução dialógica de situações-problema de Física, valendo-se, para isto, de heurísticas propostas e mediação tecnológica-educacional livre e aberta (virtual e digital). Nossos resultados...

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ilse Abegg, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação
Departamento de Metodologia do Ensino

Fábio da Purificação de Bastos, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação

Departamento de Metodologia do Ensino

Muryel Pyetro Vidmar, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós Graduação em Educação

Curso de Mestrado

Sabrina Skrebsky Richter, Universidade Federal de Santa Maria

Programa de Pós-Graduação em Educação

Curso de Mestrado

Publicado

2012-12-19

Cómo citar

Abegg, I., de Bastos, F. da P., Vidmar, M. P., & Richter, S. S. (2012). Ensino de Física: Investigando os Benefícios da Mediação Tecnológica Educacional. Revista Dynamis, 18(1), 21–34. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2012v18n1p21-34

Número

Sección

Artigos