O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12405Resumo
Este trabalho realizou uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico a partir de artigos científicos, livros e legislações brasileiras acerca da matemática na Educação Infantil. Buscou estabelecer um quadro teórico trazendo os princípios e características da Educação Matemática na etapa da Educação Infantil, e a relação dos professores desse segmento com os conhecimentos especializados em Matemática, fundamentado no modelo teórico Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK). Percebemos que a Educação Infantil passa a ser considerada pelo Estado Brasileiro somente a partir da Constituição Federal de 1988, e a Matemática para esta etapa é mencionada somente partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Outro aspecto importante que foram considerados a partir dos subdomínios do MTSK são as dificuldades que os educadores desta etapa enfrentam para abordar os conhecimentos matemáticos devido às lacunas de sua própria formação e crenças negativas em relação à Matemática.
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