O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12405

Abstract

Este trabalho realizou uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico a partir de artigos científicos, livros e legislações brasileiras acerca da matemática na Educação Infantil. Buscou estabelecer um quadro teórico trazendo os princípios e características da Educação Matemática na etapa da Educação Infantil, e a relação dos professores desse segmento com os conhecimentos especializados em Matemática, fundamentado no modelo teórico Mathematics Teacher’s Specialised Knowledge (MTSK). Percebemos que a Educação Infantil passa a ser considerada pelo Estado Brasileiro somente a partir da Constituição Federal de 1988, e a Matemática para esta etapa é mencionada somente partir da Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Outro aspecto importante que foram considerados a partir dos subdomínios do MTSK são as dificuldades que os educadores desta etapa enfrentam para abordar os conhecimentos matemáticos devido às lacunas de sua própria formação e crenças negativas em relação à Matemática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lilian Siqueira e Angelico, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE DOURADOS - SEMED/MS

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática da UFGD (PPGECMAT-UFGD), Especialização em Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE): educandos da Educação Especial pela UFGD (SAEE UFGD), Graduada em Pedagogia na Universidade Federal da Grande Dourados, Bacharel em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Grande Dourados. Atualmente Participa do grupo de Pesquisa TeiaMat - Teia de Pesquisas em Educação Matemática UFGD/CNPQ. Trabalha com matemática em intersecção com a literatura infantil, contação de histórias infantis e ilustrações digitais para livros de literatura infantil.

Edvonete Souza de Alencar, Universidade de Brasília

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP (2016). Mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2012) Membro da Diretoria Nacional da SBEM. Membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. Membro da Red Iberoamericana MTSK. Diretora Brasil da Rede MTSK. Membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia. Foi chefe de investigações na diretoria Brasil na Rede Iberoamericana de Educação Positiva Inclusiva (2020-2021) Foi bolsista pesquisador iniciante da UFGD no segundo semestre de 2017. Foi editora chefe da Tangram Revista de Educação Matemática (2018 -2023). É editora chefe da Educação Matemática em Revista (2022). Atualmente atua como professora permanente do Departamento de Métodos e Técnicas da Universidade de Brasília (UnB).

Published

2025-07-28

How to Cite

Siqueira e Angelico, L., & Souza de Alencar, E. (2025). O CONHECIMENTO ESPECIALIZADO EM MATEMÁTICA DOS PROFESSORES DA PRÉ-ESCOLA. Revista Dynamis, 31(1), e12405. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12405