COMPARAÇÕES RELATIVAS E SABERES INTUITIVOS:

O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12355

Resumo

Este artigo discute as argumentações de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental sobre situações-problema em que se exige o raciocínio proporcional para as respostas e analisa as intervenções da professora, tendo em vista que os alunos ainda não dispunham de conceitos e procedimentos sobre razões e proporções. Este  estudo se engaja a outros cujos resultados são discutidos a partir do ponto de vista cognitivo a partir das alternativas educacionais reveladas para a educação matemática de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, baseados nesses estudos sobre o ensino do conceito de proporção para crianças, são escolhidas duas situações cotidianas significativas para que pudessem elaborar suas hipóteses. Essas situações atendem pressupostos teóricos de Lamon  e da Teoria das Situações de Brousseau. Para compreender e avaliar a qualidade dos processos pedagógicos implementados para as discussões dessas situações, adotou-se elementos do Enfoque Ontossemiótico (EOS), segundo Godino, Contreras e Font.

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Biografia do Autor

Angelica da Fontoura Garcia Silva, Unopar

Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Mestre em Educação pelo Programa História Política e Sociedade da PUC-SP. Professora do PPG em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar, Londrina, Paraná.

Ruy Cesar Pietropaolo, Unopar e Unicsul

Doutor em Educação Matemática pela PUC São Paulo,  professor dos PPG em Ensino de Ciências e Matemática da Unicsul - São Paulo e PPG  em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias da Unopar- Londrina, Paraná.

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Publicado

2025-07-28

Como Citar

Garcia Silva, A. da F., & Pietropaolo, R. C. (2025). COMPARAÇÕES RELATIVAS E SABERES INTUITIVOS: : O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Dynamis, 31(1), e12355. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12355