COMPARAÇÕES RELATIVAS E SABERES INTUITIVOS:
O RACIOCÍNIO PROPORCIONAL EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12355Abstract
Este artigo discute as argumentações de crianças do 4º ano do Ensino Fundamental sobre situações-problema em que se exige o raciocínio proporcional para as respostas e analisa as intervenções da professora, tendo em vista que os alunos ainda não dispunham de conceitos e procedimentos sobre razões e proporções. Este estudo se engaja a outros cujos resultados são discutidos a partir do ponto de vista cognitivo a partir das alternativas educacionais reveladas para a educação matemática de crianças nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, baseados nesses estudos sobre o ensino do conceito de proporção para crianças, são escolhidas duas situações cotidianas significativas para que pudessem elaborar suas hipóteses. Essas situações atendem pressupostos teóricos de Lamon e da Teoria das Situações de Brousseau. Para compreender e avaliar a qualidade dos processos pedagógicos implementados para as discussões dessas situações, adotou-se elementos do Enfoque Ontossemiótico (EOS), segundo Godino, Contreras e Font.
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