ARTICULAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CÁLCULO E O TPACK

Autores/as

  • Jeronimo Becker IFRS

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12413

Resumen

O ensino de cálculo diferencial e integral tem se mostrado desafiador para professores e estudantes, sendo uma disciplina caracterizada por reprovação e causa de evasão no ensino superior. Nesse contexto, repensar as práticas parece ser um caminho urgente e necessário para redimensionar o cenário observado. O modelo TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge) insere-se como uma possibilidade para isso, a partir de articulações entre os conhecimentos pedagógicos, tecnológicos e do conteúdo. A partir de uma abordagem qualitativa, realizamos um estudo de caso, cujo corpus foi analisado com a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir das lentes dos professores, analisamos a temática das tecnologias digitais no ensino de cálculo, a partir do TPACK. Os resultados indicam compreensões relativas às funcionalidades dos recursos digitais, mas dificuldades no uso pedagógico. A ausência de estrutura física também ficou evidenciada.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jeronimo Becker, IFRS

Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  , mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul.

Publicado

2025-09-01

Cómo citar

Becker, J. (2025). ARTICULAÇÕES ENTRE O ENSINO DE CÁLCULO E O TPACK . Revista Dynamis, 31(Publicação contínua), e12413. https://doi.org/10.7867/1982-48662025e12413