APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CLASSE MULTISSÉRIE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL / PROJECT-BASED LEARNING: A REPORT OF MULTISERIES CLASS EXPERIENCE OF ELEMENTARY SCHOOL

Autores

  • Silvana Ferreira Lima Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil
  • Enilene da Conceição Nunes Universidade do Estado do Pará
  • Ronilson Freitas de Souza Centro de Ciências Sociais e Educação Departamento de Ciências Naturais Universidade do Estado do Pará. Possui doutorado em Química Orgânica

DOI:

https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p177-192

Palavras-chave:

ABP, Ensino de Ciências da Natureza, Classe multisseriada, Metodologia Ativa.

Resumo

Este trabalho relata o uso da metodologia ativa denominada de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como alternativa pedagógica diferenciada para favorecer o processo de ensino-aprendizagem em ciências da natureza em uma turma multisseriada (27 alunos - do 1º e 2º ano) de uma escola pública municipal. Para verificar se esta atividade favoreceu o processo de ensino-aprendizagem foi analisado os desenhos, relatos orais, diário de bordo, cartas e atividades lúdicas. Notou-se o entusiasmo, participação em grupo,  cooperação e interações ativas dos alunos nas fases (âncora, produção de artefatos, questão motriz, aprendizagem expendicionária e avaliação), tais resultados apontaram que a ABP pode ser uma proposta interdisciplinar útil em classes multissérie do município de Salvaterra, pois propiciou a assimilação dos conceitos estudados e resolução de problemas simples e do cotidiano, facilitando o processo de ensino-aprendizagem, bem como, incentivou a investigação científica infanto-juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana Ferreira Lima, Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil

Mestranda em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

Enilene da Conceição Nunes, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura em Pedagogia, Universidade do Estado do Pará, Campus XIX, Salvaterra, PA, Brasil. E-mail: lenenunes417@gmail.com

Ronilson Freitas de Souza, Centro de Ciências Sociais e Educação Departamento de Ciências Naturais Universidade do Estado do Pará. Possui doutorado em Química Orgânica

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/0747461930362318

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Lima, S. F., Nunes, E. da C., & de Souza, R. F. (2020). APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM CLASSE MULTISSÉRIE NOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL / PROJECT-BASED LEARNING: A REPORT OF MULTISERIES CLASS EXPERIENCE OF ELEMENTARY SCHOOL. Revista Dynamis, 26(2), 177–192. https://doi.org/10.7867/1982-4866.2020v26n2p177-192

Edição

Seção

Relatos de experiências