MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Silvia Paulo FURB
  • Rita Buzzi Rausch FURB

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p393-408

Palavras-chave:

Método de investigação estética. Arte. Educação. Estética.

Resumo

Nesse texto argumentamos sobre o método de investigação estética e como esse método pode tencionar as pesquisas em Arte e Educação. Objetiva caracterizar os princípios teóricos e metodológicos que fundamentam as pesquisas que se utilizam do método de investigação estética na arte e na Educação. De cunho qualitativo, realizamos umapesquisa bibliográfica envolvendo as ideias de teóricos que tratam do assunto: Vallance (1991), Eisner (1976; 2008),Dewey (1980; 2005) e Vygotsky (1999). Os resultados apontam que diante dos princípios teóricos as pesquisam que se utilizam do método de investigação estética são vistas como um método sensível para um trabalho sensível; conseguem suprir o pesquisador com um conjunto de princípios e experiências que forma as reações aos problemas educacionais e estimula uma discussão inteligente sobre eles; é uma crítica que faz parte de contexto e perspectiva daquilo que se sente, vê e ouve e é uma experiência estética que deve conter uma emoção. Diante dos princípios metodológicos as pesquisas são qualitativas, com uma perspectiva sensível que outros meios não dão conta; busca identificar padrões, equilíbrios e desequilíbrios, ritmos, enfim, quaisquer qualidades advindas da experiência que podem dar cor a cada julgamento da situação; pode ter todas as tipicidades que encontramos em qualquer outra pesquisa educacional. Outro fator relevante a destacar sobre os resultados são que as técnicas de observação e descrição derivam dos seguintes tópicos: ênfase seletiva, símile e metáfora, comparação incidental, técnica implícita e adjetivos redundantes. Tópicos esses que podem ser utilizados em uma pesquisa educacional como categorias de análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Paulo, FURB

Mestranda em Educação pela FURB, bolsista capes. Possui especialização em Tecnologias em Educação pela PUC do Rio de Janeiro (2.010) e graduação em Pedagogia pela Universidade Regional de Blumenau (2.003). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: incentivo, literatura, pré-leitor, texto literário, ciência, afetividade, desenvolvimento pessoal, meio ambiente, terra, pensar, agir, brincadeira, construtivismo, infância e água, legislação ambiental, mata ciliar.

Rita Buzzi Rausch, FURB

Doutora em Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (PPGE/FURB)

Downloads

Publicado

23-11-2015

Como Citar

Paulo, S., & Rausch, R. B. (2015). MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO ESTÉTICA NO CAMPO DA ARTE E DA EDUCAÇÃO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 9(3), 393–408. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2015v9n3p393-408

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.