CONCEITOS SOBRE A EDUCAÇÃO ESTÉTICA: CONTRIBUIÇÕES DE SCHILLER E PIAGET
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2007v1n2p158-169Palavras-chave:
Schiller. Piaget. Arte. Educação.Resumo
Este artigo tem por propósito discutir conceitos sobre a educação estética e artística baseado no filósofo alemão Friedrich Schiller, que contribui para um suporte teórico que objetiva a plenitude da vida humana, caracterizada pela relação da sensibilidade com a racionalidade. O autor acredita que essa analogia possibilita viabilizar ao ser, uma humanidade necessária para promover mudanças sociais, ao proporcionar uma educação estética que supere as necessidades primordiais da natureza e se amplie por meio de uma cultura que revele a Beleza. Schiller assinala a arte como uma das premissas para favorecer a vivência, a percepção humana e a capacidade criativa em direção de uma consciência do eu, do outro e do meio. O artigo também revela uma proposta de prática pedagógica em arte-educação de natureza tridimensional sustentada pelos princípios de Schiller e com apoio dos estágios de inteligência formulados por Piaget. Palavras-chave: Schiller. Piaget. Arte. Educação.Downloads
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