GUILLAUME APOLLINAIRE E OS SALÕES DE ARTE NA PARIS DO INÍCIO DO SÉCULO XX

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n3p095-112

Mots-clés :

Guillaume Apollinaire, Salões de Arte, Crítica de Arte.

Résumé

Neste artigo trato de textos que Apollinaire escreveu sobre os Salões de arte parisienses do início do século XX. Procuro evidenciar as posições críticas do autor bem como suas preferências no que se refere à arte praticada na época, período em que enfatizava a defesa da "jeune peinture" francesa, que ele procura opor ao que designa de "peinture démocratique", que era a pintura exibida nos Salões oficiais. Nesses textos, os primeiros que Apollinaire escreve sobre os salões de arte de Paris, é possível entever o delineamento do que se converterá na marca da crítica de arte do autor: a defesa da pintura de vanguarda.

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Biographie de l'auteur-e

Conrado Augusto Barbosa Fogagnoli, Universidade de São Paulo

Doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado vinculado ao Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo e professor do curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos.

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Publié-e

2021-12-20

Numéro

Rubrique

Artigos