EXPERIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES AUDIOVISUAIS NO GSHOW, INSTAGRAM, YOUTUBE E GLOBOPLAY

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p181-195

Mots-clés :

Experiências audiovisuais. Websérie. Plataforma digital.

Résumé

Este estudo investiga as experiências audiovisuais que estão sendo produzidas na e para a internet, durante a pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Para o estudo foram selecionadas as webséries: Se Eu Estivesse Aí (Gshow), Alta Sociedade, Baixa (Instagram), Sala de Roteiro (YouTube) e Diário de um Confinado (Globoplay) visualizadas como novas experimentações em áudio e vídeo, em diálogo com as orientações de restrição do contato presencial e isolamento social. Desta forma, objetiva-se analisar como deu-se a construção desses novos formatos, suas características e os desafios da produção dessas webséries no atual momento, bem como o uso das ferramentas e plataformas digitais de produção e distribuição on-line. Os procedimentos metodológicos adotados são de cunho qualitativo, estratégia de pesquisa descritiva e estudo de caso, destacando essas novas experiências e compreendendo o surgimento dessas webséries. O estudo revela que essas experimentações perpassam tanto pelos produtores independentes, quanto grandes grupos midiáticos. E apresenta uma nova possibilidade de produção e formato audiovisual, especificamente para o ambiente digital, podendo ser difundido em diálogo com as ferramentas digitais das plataformas on-line e redes sociais digitais. 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

José Jullian Gomes de Souza, Universidade Federal do Ceará

Mestre em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Jornalista pela Universidade Federal do Ceará (UFC- Campus Cariri). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura pelo Centro Univisertário de Juazeiro do Norte (Unijuazeiro)

Téléchargements

Publié-e

2020-08-21

Comment citer

Jullian Gomes de Souza, J. (2020). EXPERIÊNCIAS E EXPERIMENTAÇÕES AUDIOVISUAIS NO GSHOW, INSTAGRAM, YOUTUBE E GLOBOPLAY. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 14(2), 181–195. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2020v14n2p181-195

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 1 2 3 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.