DIVINO AMOR (2019) E O SINTOMA DA MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA A PARTIR DO CONTROLE DE UM ESTADO-RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2023v17n3p086-104

Palavras-chave:

Cinema Brasileiro. Divino Amor. Estado e Religião.

Resumo

O presente estudo dedica-se ao filme Divino Amor (Gabriel Mascaro, 2019) que, ao colocar em tela uma narrativa distópica, re-apresenta experiências e modos retrógrados de convívios socioculturais próprios de uma América Latina que encontra lugar na complexa estrutura descrita por Canclini: modernidade tardia e modernização ambígua. A partir da tríade Estado, Religião e usos tecnológicos, enquadrada pelo cinema de Mascaro, busca-se refletir sobre as dissimulações e obliquidades presentes nos quadriculamentos foucaultianos que controlam uma sociedade suscetível aos efeitos condenatórios da lei do Estado, por vezes, aninhando-se e confundindo-se com as penitências da Igreja. Logo, consideramos a narrativa cinematográfica como campo do sintoma de uma sociedade moderna, contudo, submetida a uma modernização opressora.

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Biografia do Autor

Marcela Barba Santos, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF); Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR); bolsista CAPES. É integrante do Laboratório de Mídia e Democracia (LAMIDE-UFF) e do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCOM - UTP). marcelabarba@id.uff.br

Aline Vaz, Universidade Tuiuti do Paraná

Doutora com estágio pós-doutoral pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná; docente do PPGCom/UTP; líder do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCom-UTP/CNPq). alinevaz900@gmail.com

Fernanda Regina Rios Assis, Universidade Tecnológica do Paraná

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR). Bolsista CAPES. Compõe o Grupo de Pesquisa Design e Cultura (UTFPR/CNPq) e o Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming, experiência estética (PPGCom/UTP/CNPq). ORCID: <https://orcid.org/0000-0001-8610-7375>. E-mail: fra1612@gmail.com

Tarcis Prado Junior, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Comunicação e Linguagens (Universidade Tuiuti do Paraná); Pós doutorando em Sociologia (Universidade Federal do Paraná); Mestre e Especialista em Saúde Pública (Universidade de São Paulo). E-mail: tarcisjr@yahoo.com.br

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Publicado

12-12-2023

Edição

Seção

Artigos