LEITURA, LEITURA DE IMAGENS, LEITURA DE MUNDO: DIÁLOGOS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS COM O PENSAMENTO BAKHTINIANO

Auteurs-es

  • Melissa de Melo Wakin UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

DOI :

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p245-260

Mots-clés :

Linguagem, Artes

Résumé

O interesse deste artigo está em discutir sobre a ampliação do conceito de leitura para entendê-la como prática da linguagem, em suas possibilidades de derivação. O ato de ler, realizado a partir do signo da palavra foi deslocado a outro universo para ser interpretado no interior da linguagem visual. Essas reflexões se desenvolveram sob o aporte teórico de Mikhail Bakhtin, com o auxílio do pensamento de Paulo Freire sobre leitura de mundo, junto à via teórica dos Estudos culturais, do campo da Literatura; dos Estudos Culturais da Comunicação na América Latina, no campo da Comunicação e por conceitos advindos da linha dos Estudos da Cultura Visual, para suscitar revisões sobre processos de leitura de imagem destinados ao ensino formal da Arte.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Melissa de Melo Wakin, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Possui Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP (1996) e Habilitação em Artes Cênicas – FAP (1999). É Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte Educação – FAP (1999). Atualmente é membro externo da Linha de Pesquisa “Arte e Ensino”, do Grupo de Pesquisa “Arte, Educação e Formação Continuada” – GAEFO/FAP/UNESPAR (2013), Professora da disciplina de Arte da rede pública do estado do Paraná e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.

 

 

Téléchargements

Publié-e

2014-04-18

Comment citer

Wakin, M. de M. (2014). LEITURA, LEITURA DE IMAGENS, LEITURA DE MUNDO: DIÁLOGOS DO ENSINO DE ARTES VISUAIS COM O PENSAMENTO BAKHTINIANO. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 7(3), 245–260. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2013v7n3p245-260

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles similaires

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.