N'OLHO DA RUA: REPRESENTAÇÕES DAS MASCULINIDADES NA IMPRENSA PARANAENSE
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p704-717Palavras-chave:
Comunicação, Linguagens, Letras.Resumo
O presente trabalho busca por meio da pesquisa bibliográfica e da hermenêutica, analisar como as masculinidades estão representadas na mídia impressa paranaense do início do século XX. Partindo dos princípios dos Estudos Culturais e de sua vertente, os Estudos de Gênero, foi escolhida para análise a ilustração da capa da revista curitibana O Olho da Rua, da edição nº 11 de 1907. A partir desse estudo, é possível perceber que o homem representado faz parte do meio rural, e que o mesmo procura provar sua masculinidade por meio da força e do trabalho. Sabemos que tanto a construção de gênero quanto a identidade são plurais e que devem ser pensadas a partir das influências do meio social, cultural e histórico nos indivíduos. Desse modo, a mídia trabalha como uma forma de disseminar e contribuir para a consolidação de estereótipos, comportamentos e modelos, sugeridos para homens e mulheres. Procuramos também, contribuir para as reflexões acerca da representação das masculinidades do homem paranaense do início do século XX.
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