N'OLHO DA RUA: REPRESENTAÇÕES DAS MASCULINIDADES NA IMPRENSA PARANAENSE

Autores

  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
  • Jéssica Lange de Deus Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n3p704-717

Palavras-chave:

Comunicação, Linguagens, Letras.

Resumo

O presente trabalho busca por meio da pesquisa bibliográfica e da hermenêutica, analisar como as masculinidades estão representadas na mídia impressa paranaense do início do século XX. Partindo dos princípios dos Estudos Culturais e de sua vertente, os Estudos de Gênero, foi escolhida para análise a ilustração da capa da revista curitibana O Olho da Rua, da edição nº 11 de 1907. A partir desse estudo, é possível perceber que o homem representado faz parte do meio rural, e que o mesmo procura provar sua masculinidade por meio da força e do trabalho. Sabemos que tanto a construção de gênero quanto a identidade são plurais e que devem ser pensadas a partir das influências do meio social, cultural e histórico nos indivíduos. Desse modo, a mídia trabalha como uma forma de disseminar e contribuir para a consolidação de estereótipos, comportamentos e modelos, sugeridos para homens e mulheres. Procuramos também, contribuir para as reflexões acerca da representação das masculinidades do homem paranaense do início do século XX. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Pós-doutora pela UFRJ. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora do Mestrado em Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Jéssica Lange de Deus, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Graduada em Comunicação Social - Jornalismo. Mestranda em Letras pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

Downloads

Publicado

10-01-2018

Edição

Seção

Artigos