EFEITOS DA INTERTEXTUALIDADE E DA PROSÓDIA NAS CANÇÕES DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE DILMA ROUSSEFF
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p257-270Palavras-chave:
Retórica, Prosódia, Intertextualidade, Discurso Político, Jingles.Resumo
Propagandas políticas constituem um terreno fértil para análise, principalmente quando as canções nelas inseridas corroboram seu alcance persuasivo. O objetivo da pesquisa reside em fazer revelar, por meio da análise, a estrutura retórica do corpus selecionado, bem como a prosódia e a intertextualidade que os permeiam. No presente trabalho serão analisados os jingles das campanhas da candidata Dilma Rousseff à presidência em 2010 e em 2014 no horário eleitoral gratuito na TV. Nesse corpus, manifestado por meio da oralidade, os aspectos prosódicos também exercem influência no processo de produção de sentido. Por essa razão, além do arcabouço teórico advindo da Retórica e da Linguística Textual, a presente investigação contará com a contribuição de autores que descrevem os elementos prosódicos e suas respectivas funções linguísticas.Downloads
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