EFEITOS DA INTERTEXTUALIDADE E DA PROSÓDIA NAS CANÇÕES DAS CAMPANHAS PRESIDENCIAIS DE DILMA ROUSSEFF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2017v11n1p257-270

Palavras-chave:

Retórica, Prosódia, Intertextualidade, Discurso Político, Jingles.

Resumo

Propagandas políticas constituem um terreno fértil para análise, principalmente quando as canções nelas inseridas corroboram seu alcance persuasivo. O objetivo da pesquisa reside em fazer revelar, por meio da análise, a estrutura retórica do corpus selecionado, bem como a prosódia e a intertextualidade que os permeiam. No presente trabalho serão analisados os jingles das campanhas da candidata Dilma Rousseff à presidência em 2010 e em 2014 no horário eleitoral gratuito na TV. Nesse corpus, manifestado por meio da oralidade, os aspectos prosódicos também exercem influência no processo de produção de sentido. Por essa razão, além do arcabouço teórico advindo da Retórica e da Linguística Textual, a presente investigação contará com a contribuição de autores que descrevem os elementos prosódicos e suas respectivas funções linguísticas.

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Biografia do Autor

Maria Flávia Figueiredo, Universidade de Franca, Brasil

Docente permanente do Programa de Mestrado em Linguística da Universidade de Franca. Líder do Grupo PARE (Pesquisa em Argumentação e Retórica) - CNPq.

Luiz Antonio Ferreira, Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP)

Docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Língua Portuguesa da PUC-SP. Líder do Grupo ERA (Estudos de Retórica e Argumentação) - CNPq.

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Publicado

17-06-2017

Edição

Seção

Artigos