PRAÌTICAS DE LEITURA LITERAÌRIA DO POEMINHA DO CONTRA, DE MAÌRIO QUINTANA, PARA LEITORES SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.7867/1981-9943.2019v13n2p320-333Palabras clave:
Leitura literaÌria. Texto poeÌtico. Libras. Surdos.Resumen
As atividades que envolvem leitura literaÌria na esfera educacional teÌ‚m como finalidade levar o aluno a construir sentidos daquilo que leÌ‚ e perceber o modo como o texto diz o que diz (LAJOLO, 2000), para tanto, requerem que o leitor percorra treÌ‚s etapas: antecipação, decifração e interpretação do texto (COSSON, 2016). Nessa direção, este estudo de abordagem qualitativa, do tipo participante, tem como objetivo geral analisar as praÌticas de ensino e aprendizagem de leitura do texto poeÌtico Poeminha do contra, de MaÌrio Quintana, no projeto extensionista AtelieÌ‚ de poesia para surdos, e como objetivos especiÌficos: a) apresentar estrateÌgias de ensino de leitura de Poeminha do contra, ministrada em LiÌngua Brasileira de Sinais (Libras) e b) descrever as atividades de compreensão e interpretação de leitores surdos no ciclo de leitura. A coleta de dados em roteiro de observação, fotografias e viÌdeos, ocorreu de maio de 2017 a agosto do mesmo ano, na Universidade Federal do ParaÌ. Participaram desse estudo oito surdos e equipe teÌcnica. As categorias de anaÌlise adotadas foram (i) vida e obra do poeta e o leitor surdo, (ii) poema e vocabulaÌrio e (iii) compreensão leitora compartilhada. Os resultados demostram que, por meio da leitura literaÌria e do discurso em Libras, o surdo eÌ capaz de elaborar atos de linguagem na tessitura de sentidos, o que lhe possibilita vivenciar experieÌ‚ncias esteÌticas poeÌticas e expressar sua subjetividade.
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