PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL: MÉTODOS E POLÍTICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n3p415-435

Palabras clave:

Ensino de línguas. Política linguística. Neoliberalismo.

Resumen

Este trabalho revisita a história do ensino de línguas no Brasil sob um olhar questionador. O objetivo é fornecer subsídios para um posicionamento histórico-crítico dos professores de línguas no Brasil. A introdução contribui para situar a época em que essas reflexões estão sendo realizadas, entre novos movimentos de globalização facilitados pelas novas tecnologias, de um lado, e o desmonte da educação pública brasileira, de outro lado. A seguir, delineamos um panorama histórico do ensino de línguas no país, situando três aspectos em paralelo: as línguas ensinadas nas escolas desde o início da colonização, as políticas linguísticas concernentes a esse ensino e os métodos de ensino de línguas vigentes em cada época. Então, observamos algumas relações entre esses aspectos e as condições atuais de ensino de línguas nas escolas brasileiras. Na conclusão, defendemos uma mudança de perspectiva acerca do ensino de línguas hegemônicas na escola.

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Biografía del autor/a

Marina Grilli, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP

Mestra em Letras e Doutoranda em Educação pela USP.

Publicado

2018-12-19

Cómo citar

Grilli, M. (2018). PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO ENSINO DE LÍNGUAS NO BRASIL: MÉTODOS E POLÍTICAS. Linguagens - Revista De Letras, Artes E Comunicação, 12(3), 415–435. https://doi.org/10.7867/1981-9943.2018v12n3p415-435

Número

Sección

Artigos

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